segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BATISMO NAS ÁGUAS


O Batismo nas águas

Texto áureo:
“Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (Mateus: 3. 5,6).
Introdução
Batismo significa: mergulhar, imergir, sepultar. O batismo sendo realizado de maneira correta é sepultamento de pecados.
“Quando o homem vive no mundo, na escuridão do pecado, cumprindo os desejos do seu coração, praticando as obras da carne manifestas, as quais são; prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, (que é o mesmo que apetite desordenado), e coisas semelhantes a estas acerca das quais vos declaro, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas: 4: 19-21)
Vivendo o homem assim, verdadeiramente estará vivo para o mundo, porém morto para Deus.
Quando a pessoa é chamada por Deus, para ter vida espelhado-se nas escrituras sagradas reconhecendo a gravidade dos seus pecados, e corre aos pés do Senhor Jesus Cristo, com sinceridade e arrependimento. Jesus lhe receberá de braços abertos, como um pai acolhe o filho que estava perdido e foi achado, estava morto e reviveu.
Essa pessoa acaba de morrer para o mundo, pois repugna todas as suas vaidades.
Como todo morto precisa ser sepultado, a pessoa que abandona o mundo, precisa sepultar os seus pecados nas águas do batismo.
É imensa a necessidade de o homem reconhecer os seus pecados e recorrer ao Senhor, com um coração integro e sincero, verdadeiramente arrependido e ser batizado.
“Porque tudo que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito.” (Romanos: 15.4)
Disse o Senhor Jesus, “não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Por que em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”. (Mateus: 5. 17,18)
Tendo em vista que “todos pecaram e destituído estão da glória de Deus” (Romanos: 3.23). E que o salário do pecado é a morte (Romanos: 6. 23). É preciso o homem reconhecer os seus pecados e descer às águas para ser batizado.
Para isto, o Senhor deu aos discípulos muitas instruções, das quais referimo-nos ao livro de Mateus: 28. 19, em que ele dá duas ordens, cuja primeira é: “ide, ensinai todas as nações” – a qual devemos obedecê-la, saindo nas cidades, nas aldeias, nos becos e atalhos, detalhando tudo que está escrito na Bíblia para que o povo entenda.
A segunda é: batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Sabemos que o Senhor mandou batizar em Nome, e não em títulos, tendo em vista que recebe o título de pai, todo aquele que gera.
Deus tem o título de Pai, porque criou os seus, a terra, o mar e tudo que neles há. Porém o seu Nome é SENHOR (O Nome “Senhor” é nome próprio quando se refere a Deus), conforme o livro de Êxodo: 15. 3 que diz: “o Senhor é varão de guerra; o Senhor é o seu nome”; Êxodo: 20. 3, Isaías: 44.6 e muitos textos provam que o nome do Pai é SENHOR.
Tem o título de filho todo aquele que nasce. Deus escolheu uma mulher, para se fazer carne no seu ventre: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamalo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco (Mateus: 1. 21)
A escritura diz: “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. E o verbo se fez carne e habitou entre nós (João: 1,14)
Nascendo o Senhor de mulher está escrito: “E dará a luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus: 1. 21). Isto prova que o Nome de Filho é Jesus.
Espírito Santo não é uma terceira pessoa da trindade, mas é o próprio Deus, que significa Cristo, ou seja, ungido. Como o espírito é que vivifica a carne, no corpo de Jesus habitava o Espírito Santo.
Então:
       O Nome do Pai é Senhor
       O nome do Filho é Jesus
       E o Espírito Santo Cristo
Senhor Jesus Cristo é o nome de Deus revelado entre os homens.
É justamente neste nome que todos devem ser batizados. Não existe mais de um Senhor, não existe mais de uma fé, como também não existe de um Batismo que esteja conforme as Escrituras Sagradas.
O batismo é um ponto de vista único. Uma pessoa pode até mergulhar sozinha ou ser mergulhada por alguém num tanque, numa lagoa, numa piscina ou num rio. Porém se não for por uma pessoa ungida por Deus para o ministério, se não for em Nome do Senhor Jesus Cristo, verdadeiramente não houve sepultamento de pecados.
Pois para que os pecados sepultados, precisa que o batismo seja verdadeiro, e o verdadeiro é em Nome do SENHOR JESUS CRISTO.
Quando os discípulos “estavam reunidos no cenáculo, e foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Então a multidão que li estava, que observavam o poder de Deus sobre eles, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos; que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.(atos; 2. 37;38;41)
Como está escrito em atos: 8. (6, 7, 12); “E descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimente prestavam a atenção ao que Filipe dizia. E havia grande alegria naquela cidade. Mas, como crescem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do Nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém ouvindo que Samaria recebera a Palavra de Deus enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles tinha ainda descida; mas somente eram batizados em Nome do Senhor Jesus”. (atos: 8. 14-16).
Vemos que Filipe foi integro e fiel à ordem do Senhor Jesus, e não se esquivou de batizar em seu nome, pois entendera o dito do Senhor Jesus.
Poderíamos ainda citar a chegado do apóstolo Paulo à Éfeso quando: “E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus”. (atos: 19.5).
“E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor Jesus”. (atos: 22.16).
Pastor João Costa

Um comentário:

  1. Senhor não é nome,é na verdade, Pronome de tratamento. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome_de_tratamento
    É melhor dizer o nome do criador correto.

    ResponderExcluir