sexta-feira, 14 de junho de 2013

A INTEGRIDADE NA VIDA CRISTÃ

INTRODUÇÃO:
A integridade é tudo. na vida de crente, porque integridade é e envolvimente de todo e nesse ser. E, quando. falamos em integridad~ cristã, falamos de vida cristã integral. E e todo da vida de crente, a serviço. de Cristo. Dividiremes e estude desta lição. cem base no. nesse texto. áureo, naturalmente: "andar dignamente diante de Senhor", "frutificando. em toda a boa obra" e "crescente no. conhecimento. de Deus". Existem muitos outros aspectos peles quais podemos estudar este tema, mas teríamos de escdlher um, e escolhemos este. Neutras oportunidades poderemos voltar a tratar do mesmo assunte e focalizar outros aspectos. Vamos ao. nesse estude.
1 – ANDAR DIGNAMENTE DIANTE DO SENHOR
1.1 – Ser cumpridor da Palavra
Coisa visada peles homens é a fidelidade no. cumprimente de trate, principalmente quando. se trata de um cristão. evangélico. A falta de cumprimente da palavra é uma desmoralização. para aquele que se chama pele nome de crente em Jesus. A nessa palavra deve ser: "Sim, sim; Não, não, porque e que passa diste é de precedência maligna" (Mt 5.37). Pede parecer difícil manter fiel a palavra, mas não. e é, desde que taçarnos cem premisses semente dentre dos limites que possamos cumprir. Se perdemes e controle, tudo. fica mesmo. muito. difícil.
1.2 – Ser exemplo de fidelidade
Acima talarnos de fidelidade no. cumprimente da palavra. Aqui pretendemos demosIrar que temes de ser fiéis em tudo. A Palavra de Deus, em TI 2.1-6, ensina: a) 'Os velhos que sejam sôbrlos, graves, prudentes, sãos na fé, no. amor, na paciência'; b) 'As mulheres idosas, emelhantemente, que sejam sérias no. ou viver, come convém a santas ... mesIras de bem"; c) "que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem ous maridos, a amarem seus filho.s, a rem moderadas, castas, boas donas d casa, sujeitas a seus marldos"; d) "os [ovens sejam moderados, exemplos de boas obras, incorruptos, graves, sinros, puros de láblos, irrepreensiveis, I a envergo.nhar e adversário., que nada t m que acusar'; e) "os empregados [arn obediente aos patrões, não. respondões, honestos, ornando assim a doutrina de Deus'.   
1.3 – Agradar a Deus e respeitar o próximo
Jesus disse: "Em verdadevo.s li e que, quando. e fizestes a um destes li' us pequenino.s irmãos, a mim e fizes-I '(Mt 25.40). E João disse: "quem II ma a seu trmão, ao. qual viu, corno d amar a Deus, a quem não. viu?' (1 4.20). Nós somos chamados por u para servl-lo aqui neste mundo. E 11   P ra outra finalidade senão. a de I vlrmos aos nesses semelhantes. ~II 111do. servimos ao. prôxlmo, servimos \ u. Quando. não. servimos ao. pl xímo, não. servimos a Deus.
2 – FRUTIFICANDO EM TODA A BOA OBRA
2. 1 – Produzindo frutos para Deus
E e Iruto, segundo. e texto. em apreço, é a b obra , Langsto.n aãrmou: "a obra n e faz um cristão, mas um cristão. faz bo obra". Paulo. escreveu que as boa br foram criadas para andarmos neI : Ef 2.1 O. As boas obras não. salvam, m s elas são. para serem produzidas pies salves. Ninguém venha dizendo. que é crente em Jesus e não. produza obras que sejam condizentes com aquelas que um crente em Jesus deve produzir. Porque "por seus frutos os conhecereis. Po.rventura colhem-se uvas dos espinheiros eu figo.s dos abrolhos?' (Mt 7.16). "Produzi polsfrutos dignes de arrependimento.', exclamava João, e Batista: Mt 3.8.   
2.2 – Deus não se agrada de uma obra qualquer.
Deus qufr que e cristão frutifique em toda bo.\l obra, E a vara que está ligada à videira verdadeira, só pede produzir frutos bens: Jo 15.12. E Jesus disse que a vara que dá fruto. Ele a limpa, para que dê mais fruto; mas a que não. dá fruto, Ele a certa, e só se presta para ser lançada no. fo.go.:v.2. A vara que não dá fruto está morta eu doente, e além de não produzlr ainda atrapalha as outras, que querem produzir. Para e crente não. é difícil produzir frutos, porque isso. lhe é natural. O contrário. indica uma falta de experiência real cem Deus. E não. basta fazer algo de bem. É precise fazer tudo. de bem.
2.3 – A nossa justiça tem exceder a dos farizeus
O número de religiões e seitas, nos dias de Jesus, era muito. grande. mas a religião. dos fariseus era a melhor, Não. ebstante a censura de Jesus ao. fariseu hipócrita, tratava-se da religião. mais séria na época: Era monotísta, adorava ao. único verdadeiro. Deus, tinham os fariseus um zele até exagerado. nas coisas de Deus, haja vista e zele de Paulo: "Circuncidado. ao. oitavo dia, da linhagem de I~rael, da tribo. de Benjamim, e e hebreus, segundo. a lei, fui farlse      undo e zele, perseg . Igreja, segundo. a justiça que há na lei, irrepreensível' (Fp 3.5,6). Os fariseus buscavam cumprir a lei de Mo.isés, portanto, a lei de Deus. Mas Jesus disse: 'Se a vossa justiça não. exceder a dos escribas e fariseus, de mede nenhum entrareis no. reine dos céus' (Mt 5.20).
3 – CRESCENDO NO CONHECIMENTO DE DEUS
3. 1 – Pela fé em Deus
A fé deve ser uma constante na vida de quem quer agradar a Deus, porque "sem fé é impossível agradar a Deus, pols é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é  I galardoador dos que o buscam" (Hb 11.6). Deus é Espírito, logo s6 pode se aproximar de Deus aquele que exercita a fé: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se nãovêem" (Hb 11.1): , Exercitamos a nossa fé quando confiamos em Deus, que Ele é capaz de cumprir o que nos prometeu. À proporção que cremos em Deus e Ele vai fazendo acontecer aquilo que esperamos, com base nas suas promessas, a nossa fé vai crescendo. Foi assim que muitos homens se tornaram gigantes de fé. A experiência é a maior amiga da fé: Depois que experimentamos, já não mais duvidamos, pelo que a nossa fé torna-se mais robusta.
3.2 – Pela oração a Deus
A oração produtiva é aquela munida de autêntico desejo de receber o que é pedido, somado à fé, que é também confiança de receber o impossível, porque para Deus o impossível não existe. Oração sem fé e sem desejo intenso de receber o pedido, é perda de tempo. Deus não irá atender a um pedido, se o que ora nem sequer está muito interessado em receber a resposta. Orar para ver o que irá acontecer, orar para ver se dá certo mesmo, orar para cumprir um programa diário, ou para satisfazer a determinadas exigências, não tem proveito. Não é desse tipo de oração que Deus se aqrada e ouve.
3.3 – Pelo estudo da Palavra de Deus
A Bíblia está aí, rica de ensinamentos divinos, para promover o nosso crescimento espiritual. E sem o estudo e a meditação na Palavra de Deus, não poderemos ter crescimento. Muitas são as exortações na Escrituras, para que busquemos nelas o nosso ensino: Paulo disse a Timóteo: "as sagradas letras podem fazer-te sábio" (2 T m 3.15); Deus disse a Moisés: "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e• deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas" (Dt 6.6-9). Portanto, o lugar da Palavra de Deus em nossas vidas é o primeiro; e a hora da Palavra de Deus em nossas vidas é toda.


CONCLUSÃO


Devemos ser íntegros, como , crentes em Cristo, sendo fiéis no cumprimento de nossos compromissos com as pessoas. Nossa fidelidade a Deus só pode ser pela nossa fidelidade ao próximo. Devemos frutificar em toda boa obra, pois Deus não se satisfaz por produzirmos apenas algumas boas obras, pois as boas obras foram criadas para andarmos nelas. E a nossa justiça tem que exceder à dos fariseus e escribas. E olhe que eles eram zelosos em extremo! Devemos crescer na fé, através da oração, somando experiência, e crescer pelo estudo e meditação na Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário