segunda-feira, 15 de julho de 2013

LIÇÃO 01 - JULHO/2013 - ABRAÃO - NADA É IMPOSSÍVEL

ABRAÃO – NADA É IMPOSSÍVEL

Texto Áureo: Gênesis: 12. 2
“Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.”.

INTRODUÇÃO:
Segundo o escritor da Carta aos Hebreus, "a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não vemos" (Hb 11 .1). Foi o que aconteceu com o grande compositor evangélico João Sebastião Bach. Ele percebeu que a viola de Gamba iria ser desenvolvida. Pela fé, compôs músicas para um instrumento que não existia, mas que posteriormente foi inventado: hoje conhecido como violoncelo.
Abraão ficou conhecido como “o pai da fé”. Jesus, ao perceber que Zaqueu havia exercitado a sua fé, declarou: "Hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão" (Lc: 19. 9).
Mas nem tudo na vida de Abraão foi perfeito. Ele cresceu na fé ao ser chamado por Deus. Mas a fé teve de ser realizada e, por último, Deus lhe deu a prova definitiva para a sua fé. Ao estudarmos a vida deste patriarca, conhecido por sua fé e chamado "amigo de Deus" (2 Cr 20.7; Tg 2.23), exercitemos também a nossa fé.
1 – O CHAMADO DE FÉ
Quando Deus chama uma pessoa, não a chama para dar um pulo no escuro. Fé não é presunção. Deus chama "Deus chama as pessoas dando-lhes instruções sobre para onde devem ir, ou o que devem fazer”. Mas a chamada de Deus sempre envolve a fé. No caso de Abraão, ele deveria deixar algumas coisas importantes, para obedecer à voz de Deus:
1.1   – Abraão deveria deixar sua terra
,Quando Deus chama uma pessoa, muitas vezes acontece, exige que ela deixe a segurança do lugar onde ela está. Foi o que aconteceu com Abraão. Ele teve de passar a ser um peregrino. Ele precisava deixar a Mesopotâmia, deixar Harã, mas que deixar uma região próspera para ir a uma terra que Deus iria lhe mostrar. A ordem do Senhor foi clara: "Sai da tua terra..." (Gn 12.1). Quantos missionários já deixaram sua terra, para irem aos lugares distantes, pois obedecendo ao chamado de Deus! Alguns deixaram-se vender como escravos para poderem ir e pregar o evangelho a outros servos, que não poderiam ser alcançados de outra maneira. Carlos Stud, fundador da WEC, deixou riquezas e palácios na Inglaterra, para ir pregar na China, depois na África, onde morava numa choupana. Sua biografia, "O Homem que Obedecia", tem na última capa uma fotografia do palácio em que morava na Inglaterra e da choupana em que viveu na África. Se você for chamado por Deus, você será mais feliz numa choupana, obedecendo ao Senhor, do que num palácio em desobediência a Ele.
1.2   – Abraão deveria deixar sua parentela
Abraão não obedeceu fielmente ao mandado de Deus, e levou Ló com ele. Mais tarde, Ló deu muito trabalho a Abraão: 1) quando teve de enfrentar uma guerra para ajudar Ló (Gn 14.12-17); 2) quando Deus anunciou que iria destruir Sodoma e Gomorra, onde Ló morava, e Abraão teve de interceder por Ló e sua família. Jesus deixou bem claro: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim" (Mt 10.37). Muitas são as pessoas que abandonaram a Deus para ficar com sua família. Por outro lado, muitos foram expulsos de casa, por aceitaram a Jesus, como Sadu Sundar Sing. Se você for chamado por Deus e sua família for contra, a vontade de Deus deve ficar em primeiro lugar. Não estamos dizendo para você abandonar sua família, nem todos serão chamados a abandonar seus familiares, mas, se for o caso, convém obedecer à voz de Deus.
1.3   – Abraão deveria abandonar a idolatria
Abraão descendia de um povo semita, que havia se misturado com os povos estranhos, cujo sincretismo ia até à adoração especialmente do deus lua. O próprio nome Terá, em hebraico, é relacionado com a palavra lua. Em alguns casos, como o de Abraão, a melhor solução é deixar o povo idólatra, para obedecer a Deus. Mas pode acontecer também o contrário, como Paulo, que foi levado a pregar em Atenas, cidade mais idólatra da época. Percebendo a falta de interesse dos atenienses, Paulo prosseguiu sua viagem missionária. O propósito de Deus, no caso de Abraão, foi começar com a formação de um povo monoteísta, o que seria difícil na Mesopotâmia.
2 – A REALIZAÇÃO DA FÉ
Quando Deus chama uma pessoa, como no caso Abraão, não dá, imediatamente, todos os detalhes da sua chamada. Deus chamou Abraão para uma terra que lhe seria mostrada. Foi com este propósito que Deus fez com que Abraão o seguisse:
2.1 – Do Egito para Canaã
O Egito não era o objetivo de Deus para o patriarca. Canaã era o objetivo de Abraão. Ao parar no primeiro acampamento em Canaã, Deus mostrou como havia abençoado a Abraão com prata, ouro e o gado. Porém, o mais importante foi o que Deus lhe disse: "Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês eu ta darei, a ti e a tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então também contará a tua descendência" (Gn 13.14-16). Pode ser que Deus esteja chamando e você tenha ficado parado na sua visão. Você saiu da sua terra, mas contentou-se no meio do caminho. Faça como Abraão, que caminhou com Deus e viu a bênção prometida.
2.2 – Abraão percorre toda a terra
Para que a nossa fé seja aumentada, precisamos conhecer todo o plano de Deus para nessas vidas. Deus quer que tomemos posse de tudo que Ele tem para nos dar. Você já tem uma visão completa do plano de Deus para a sua vida? Já percorreu toda a sua Canaã? Qual é a extensão e a largura do plano de Deus para a sua vida? Você está contente em possuir apenas parte dessa terra prometida? Deus queria que Abraão, pela fé, tomasse posse da terra que havia prometido á sua descendência. E tinha mais bênçãos e quis que ele fosse do Egito para Canaã.
2.3 – Abraão recebe a bênção de Melquisedeque
Deus deu muitas bênçãos a Abraão. Mas é bom conhecer a bênção dada através de Melquisedeque, que era "sacerdote do Deus Altíssimo", a quem Abraão entregou dízimo de todos os despojos, ao voltar vitorioso da guerra contra o rei de Sodoma. Melquisedeque o abençoou dizendo: "bendito seja Abraão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos" (Gn 14.19,20). Depois de participar da realização da sua fé, através da visão da terra prometida, de receber a confirmação das promessas através de um sacerdote de Deus, Melquisedeque, estava v pronto para a maior das provas.
3 – A PROVA DEFINITIVA DA FÉ
Deus havia prometido um filho a Abraão. Os anos estavam se passando e Abraão e Sara ficando mais velhos e nada de cumprimento da promessa. Então Sara teve a ideia de ajudar...
3. 1 – Passando à frente de Deus
Sara deveria desejar muito o cumprimento da promessa de Deus, e ter um filho. Para a mulher daquele tempo, a falta de filhos era uma prova de falta de bênção de Deus. Então, teve Sara a ideia de gerar um filho através de sua escrava Hagar, como costume da época. Abraão concordou e nasceu Ismael que traria tantos problemas futuramente: para Abraão e Sara. Quando você passa frente de Deus, terá problemas tanto para você, como para sua família e até para o seu país e para o reino de Deus.
3.2 – Uma renovação da promessa
Depois do nascimento de Ismael, Deus teve de recomeçar seu plano, renovando a aliança, quando Abraão já estava com 99 anos de idade. Leia Gn 17.1-18. Passado um ano, nasceu Isaque. Deus pode demorar, mas nunca deixa de cumprir suas promessas. O calendário de Deus não é igual ao do homem. O homem é que tem de acertar o seu calendário com o de Deus. Isaque começou a crescer. E Deus quis saber quem ocupava o primeiro lugar no coração de Abraão: se era Isaque ou Deus. Então decidiu fazer um prova definitiva.
3.3 – De quem era o primeiro lugar
Talvez Deus já tenha feito a você a mesma pergunta que fez a Abraão: Quem ocupa o primeiro lugar na sua vida? Deus pediu a Abraão que sacrificasse Isaque, para que o assunto ficasse resolvido: “toma teu filho, teu único filho, Isaque a quem amas, e vai te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei" (Gn 22.2). E, quando Abraão levantou o cutelo para imolar o filho, Deus teve certeza de que Ele, Deus, ocupava o primeiro lugar em sua vida, e disse: "Abraão, Abraão! Não estendas a mão sobre o rapaz, e nada lhe faças: pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o teu filho, o teu único filho" (Gn 22.12). Talvez Deus não peça o seu filho, mas sem dúvida, perguntará quem ocupa o primeiro lugar na sua vida. Você está pronto a assumir os riscos da fé?

CONCLUSÃO

Todos nós somos chamados a viver uma vida de fé, como Abraão. E, como Abraão, que deixou terra, parentes, Idolatria, no nosso caso poderá ser preciso deixar emprego, negócios, ou qualquer coisa que possa atrapalhar a nossa caminhada de fé.
Depois da chamada de Deus, devemos prosseguir na fé. Caminhar e conhecer o plano de Deus para a nossa vida. .

Em toda vida há um momento crítico. Não devemos tomar a atitude de Sara, que quis ajudar a Deus. As consequências podem ser imprevisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário