domingo, 21 de julho de 2013

LIÇÃO - 02 - JULHO/2013 - JACÓ - O PRÍNCIPE DE DEUS

JACÓ – O PRÍNCIPE DE DEUS

Texto Áureo: Gênesis: 32. 28
“Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido”.


INTRODUÇÃO:
Com o estudo da vida de Jacó, nós vemos como o Senhor transforma um usurpador num príncipe de Deus. Em contraste com seu irmão Esaú, escolheu a Jacó, porque ele o buscava, enquanto Esaú não valorizava as coisas espirituais. Mas a grande lição de Jacó foi sua luta espiritual com Deus e os homens, na qual prevaleceu. Vejamos, pois, a vida cheia de contrastes, desse homem de Deus e apliquemos seus notáveis exemplos às nossas vidas.
1      – O USURPADOR DA PRIMOGENITURA
A vida de Jacó foi sempre de luta. Desde o ventre de sua mãe, já lutava com seu irmão e, ao nascer, Jacó apareceu segurando o calcanhar de Esaú, seu irmão gêmeo. Mas a luta continuou no lar, porque:
1.1 – Jacó era o favorito de sua mãe
No lar de Isaque e Rebeca havia uma divisão: "lsaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça, Rebeca, porém, amava a Jacó" (Gn 25.28). Há um perigo muito grande na formação dos filhos, quando os pais mostram partidarismo. No caso de Isaque e Rebeca, o lar era dividido ao meio. Isaque amava a Esaú porque também gostava do campo; Rebeca amava a Jacó, porque este era caseiro e devia ajudá-la nos trabalhos domésticos. Jacó era um usurpador por natureza.
1.2  – Aproveitou-se da fome de um profano
Um dia, Esaú chegou cansado e faminto, sem ter conseguido apanhar uma caça. Jacó estava para saborear uma deliciosa sopa. Então, Esaú pediu-lhe um pouco daquela comida. Mas Jacó, aproveitando-se da situação, propôs uma troca daquele prato pela primogenitura, que o tornaria chefe da casa, após a morte do pai, e lhe daria herança em dobro. Esaú aceitou o negócio, revelando-se um profano, ou seja, alguém que não dá valor às coisas espirituais. Não seja como Esaú (Hb 12.16), mas valorize as bênçãos de Deus. Não as troque pelo que o mundo oferece.
1.3  – Jacó apoderou-se das bênçãos destinadas a Esaú
Quando Isaque percebeu que estava chegando o seu fim, mandou chamar a Esaú e pediu-lhe preparasse uma caça, da maneira como gostava. Ao comer o guisado, abençoaria o filho. Rebeca ouviu a conversa e chamou o filho Jacó, para iludir ao pai Isaque. Pegou dois cabritos, fez um guisado; colocou as peles dos cabritos nas mãos e no pescoço de Jacó, vestiu-lhe roupas de Esaú, para que o fizesse passar por seu irmão e assim, enganaram ao velho Isaque. Este estranhou a voz do filho, mas, ao apalpar-lhe as mãos e o pescoço e sentir o cheiro de sua roupa, acreditou ser mesmo Esaú. E proferiu as bênçãos sobre ele; dizendo; "Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e do mosto. Sirvam-te povos, e nações te reverenciem, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar" (Gn 27.28,29). Esaú ficou muito triste quando soube que Jacó havia lhe tomado a bênção. Decidiu esperar a morte do pai, para assassinar seu irmão. Sua mãe aconselhou a ida de Jacó para a casa de Labão, para escapar de seu irmão.
2      – EMPREGADO DE UM EMBUSTEIRO
Chegando a Padã-Arã, Jacó encontra-se com Raquel, sua prima, que apascentava o rebanho de Labão, seu pai. Jacó ajudou-a a retirar a pedra, do polo onde o rebanho deveria beber. Dali foi com Raquel à casa de Labão, onde trabalhou durante o primeiro mês. Labão propôs um salário para Jacó e, dessa maneira:
2.1 – Jacó foi enganado por seu tio Labão
Jacó propôs trabalhar sete anos em troca de Raquel, a quem amava. No dia do casamento, Labão lhe deu a Lia, filha mais velha, que tinha os olhos baços. Jacó, então, prometeu trabalhar outros sete anos por Raquel. Com esse acontecimento, vemos Deus preparando Jacó para futuras batalhas espirituais. Seu caráter de suplantador tinha de ser quebrado. Seu próprio tio o tapeou mais de uma vez.
2.2  – Labão torna a prejudicar a Jacó
Depois de servir ao seu tio Labão durante quatorze anos por suas duas filhas, Jacó continuou servindo a Labão por salário. Mas seu salário foi mudado dez vezes, como lemos em Gn 31.7. Deus permitiu que Jacó fosse explorado, para formar o seu caráter. Ele, que sempre queria suplantar os outros, tinha de aprender a perder.
2.3 – Jacó teve de fugir de Labão
Mesmo em meio às astúcias de seu sogro, para quem trabalhava, Deus permitiu que Jacó ficasse muito rico. Em Gn 30.43. Lemos: "E cresceu o varão em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos e camelos e jumentos". Foi então que Deus disse a Jacó para que voltasse à terra de seus pais: “disse o Senhor a Jacó" torna à terra de teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo. (Gn 31.3). Mas, como os filhos de Labão não estavam olhando a Jacó com bons olhos, pensando que ele explorava a Labão, Jacó resolveu fugir. Assim, foi, levando a família, bem como todo o gado e os bens que possuía. Labão partiu no seu encalço, mas Deus não permitiu que o atacasse. Antes, fizeram um pacto, pois Deus falou em sonhos a Labão, em favor de Jacó (Gn 31.24). Voltando à terra de seus pais, Jacó iria ter a grande experiência de sua vida, que o transformaria.
3      – DE USURPADOR A PRÍNCIPE DE DEUS
Todos nós teremos, um dia, um encontro com Deus. Jacó teve o seu encontro com Deus ao atravessar o vau do rio Jaboque, onde travou uma luta histórica. Todos nós teremos uma luta com Deus e com os homens. Então perceberemos que nossa luta não é contra carne e sangue, mas é luta espiritual.
3. 1 – Jacó percebeu que a luta era espiritual
A Palavra de Deus nos diz que Jacó, depois que fez passar o vau do Jaboque sua família e tudo o que possuía, "ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia" (Gn 32.24): Jacó, a princípio, pensava estar lutando com um homem, mas depois percebeu que lutava com o próprio Deus. A Palavra de Deus diz que nossa luta é espiritual, no caso de Jacó a luta era um teste, Deus testou a sua fé. Porém, é certo que enfrentamos outras lutas e não é contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século... (Ef 6.12).
3.2 – A luta durou toda uma noite
Jacó decidiu que só sairia dali, depois de ser abençoado. Algumas pessoas começam bem, a luta espiritual, mas desanimam no meio da batalha. Jacó, porém, prevaleceu até que o anjo do Senhor lhe disse: “Não se chamará mais o eu nome Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste" (Gn 32.28). Depois dessa batalha, Jacó recebeu um novo nome.
3.3 – Príncipe de Deus
Os grandes guerreiros são chamados generais ou marechais. Mas Jacó foi chamado de modo diferente: Príncipe de Deus. O seu novo nome, Israel, foi tão importante, que o seu povo passou a usá-lo. Quando veio a existir o Estado judeu, o nome escolhido foi o de Israel. Nome que foi o resultado de uma luta de um homem com Deus, até ser por Ele 'abençoado. Você também está disposto a entrar numa batalha assim? Qual é o seu nome no reino de Deus? Pedro teve o seu nome mudado. Paulo também. Estes lutaram, não só para serem abençoados, mas para serem uma bênção. O nome é o resultado de uma luta. Você tem um novo nome, ou seu nome é o quer lhe deram ao nascer? O novo nome pode influenciar o mundo e o reino de Deus.

Conclusão

Todos devemos ficar atentos para o problema do favoritismo no lar. O lar de Jacó era dividido, e isso trouxe muita tristeza. Evite o problema do favoritismo. A Bíblia diz que colhemos o que semeamos. Jacó era usurpador, e encontrou Labão que o enganou. Procure atingir seus alvos através de métodos corretos, encontrados na Palavra de Deus. No reino de Deus, as grandes vitórias são alcançadas através de lutas.

O servo do Senhor é formado na fornalha do sofrimento. Mas há uma recompensa eterna. Como Jacó, teremos o nome (tudo) mudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário