domingo, 26 de junho de 2016

A ABSTINÊNCIA


A DOUTRINA DA ABSTINÊNCIA



Texto Áureo: LEVÍTICO: 11. 45-47



INTRODUÇÃO:

Nos estudos antecedentes, explicamos os textos da Bíblia que mais causam polêmica. Quanto à dieta cristã demonstraremos que a doutrina da abstinência de alimentos impuros não foi abolida na Nova Aliança firmada por Cristo. A partir de agora, passaremos a explicar textos sagrados sobre a lei de Deus, cuja expressão maior é os Dez Mandamentos, a fim de provarmos que ela, a exemplo da abstinência, não foi abolida por Cristo.

1      – ANIMAIS LIMPOS E IMUNDOS

1.1 – Quais os animais limpos, segundo a Bíblia?

Segundo a Bíblia Sagrada existem animais que se deve comer e animais que não se deve comer. Entre os que se deve comer encontramos os seguintes, de acordo com Levítico: 11:

Entre os animais quadrupedes - “Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra: dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer”. (Levítico: 11.3)

Entre os animais que vivem nas águas – “Estes são os que podereis comer de todos os que há nas águas: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esse podereis comer”. (Levítico: 11.9).

Entre os insetos que voam – “Contudo, estes há que podereis comer de todos os insetos alados que andam sobre quatro pés: os que têm pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra; isto é, deles podereis comer os seguintes: o gafanhoto segundo a sua espécie, o solham segundo a sua espécie, o hargol segundo a sua espécie e o hagabe segundo a sua espécie”. (Levítico: 11.21-22)

1.2      – Quais os animais imundos, segundo a Bíblia?

Sobre os animais que não podemos comer a Bíblia diz em relação aos:

Quadrúpedes – “Os seguintes, contudo, não comereis, dentre os que ruminam e dentre os que têm a unha fendida: o camelo, porque rumina, mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo; o coelho, porque rumina, mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo; a lebre, porque rumina, mas não tem a unha fendida, essa vos será imunda; e o porco, porque tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, mas não rumina, esse vos será imundo. Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; esses vos serão imundos”. (Levítico: 11.4-8).

Das águas – “Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo réptil das águas, e todos os animais que vivem nas águas, estes vos serão abomináveis, tê-los-eis em abominação; da sua carne não comereis, e abominareis os seus cadáveres; Tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós abominável”. (Levítico: 11. 10-12).

Das Aves – “Dentre as aves, a estas abominareis; não se comerão, serão abomináveis: a águia, o quebrantosso, o xofrango, o açor, o falcão segundo a sua espécie, todo corvo segundo a sua espécie, o avestruz, o mocho, a gaivota, o gavião segundo a sua espécie, o bufo, o corvo marinho, a coruja, a gralha, o cisne, o pelicano, o abutre, a cegonha, a garça segundo a sua, espécie, a poupa e o morcego”. (Levítico: 11.13-19)

Dos insetos – “Mas todos os outros insetos alados que têm quatro pés, serão para vós uma abominação”. (Levítico: 11.23)

Dos animais rasteiros – “Estes também vos serão por imundos entre os animais que se arrastam sobre a terra: a doninha, o rato, o crocodilo da terra segundo a sua espécie, o musaranho, o crocodilo da água, a lagartixa, o lagarto e a toupeira. Esses vos serão imundos dentre todos os animais rasteiros; qualquer que os tocar, depois de mortos, será imundo até à tarde;” (Levítico: 11.29-31).

2      – O SANGUE E O ANIMAL SUFOCADO

2.1 – A proibição de comer sangue

Com relação ao comer com sangue, coisa comum entre muitas culturas espalhadas no mundo. Existem inclusive muitos pratos preparados somente com sangue. No entanto, vejamos o que diz a Bíblia, tanto no Novo Testamento como no Antigo Testamento – “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida”. Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum de vós comerá sangue; nem o estrangeiro que peregrina entre vós comerá sangue. Também, qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que apanhar caça de fera ou de ave que se pode comer, derramará o sangue dela e o cobrirá com pó. Pois, quanto à vida de toda a carne, o seu sangue é uma e a mesma coisa com a sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado. (Levítico: 17. 11-14)

2.2 – A proibição de comer animal sufocado

Como já foi mencionada anteriormente a doutrina da abstinência não está presente só no Antigo Testamento, veja o que diz as Escrituras Sagradas: “mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue”. (Atos: 15.20)

A mesma coisa se dá com relação ao animal que morre sem nenhuma causa aparente, ou ao que foi dilacerado (Levítico: 17.15).

3         – COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS

3.1      – Compreendendo e interpretando os textos que falam de abstinência.

Como já vimos é muito difícil haver uma compreensão interpretativa pura, sem que ajam interferências de ideias e opiniões preconcebidas. Por isso, ao ler um texto bíblico é preciso está atento e não incorrer no erro de querer adicionar palavras que não estão presentes no texto. Como por exemplo, as palavras carne, porco, limpo ou imundo. Outro ponto importante é que os títulos encontrados nas páginas das traduções bíblicas, não fazem parte do texto, mas são convencionados por uma junta de teólogos que na maioria das vezes possuem crenças doutrinárias diversas e que desvirtuam a interpretação.

       4 – EXPLICANDO ROMANOS: 14. 1-6

4.1 – Lendo o texto

“Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus”.

4.2 – Compreendendo o texto

O texto fala de dois tipos de crentes: um considerado fraco na fé e outro considerado mais firme na fé. Com relação ao fraco na fé, este acredita que se deve comer apenas legumes. Já o considerado mais firme acredita que de tudo se pode comer. O apóstolo com a intenção de apaziguar a situação aconselha que nenhum dos dois deva tratar seu irmão com desprezo, mas que qualquer que seja a questão Deus é maior para Julgar.

4.3 – Interpretando o texto

O fraco na fé é um crente inseguro, imaturo e comandado por ideias infantis. Já aquele que se diz forte na fé, ou firme, poderá cair no erro da intolerância, tornando por isso, um ser arrogante e prepotente.

Analisando ainda melhor o texto, observa-se que não utiliza a palavra “carne”, porém pressupõe-se sua existência porque é mencionado um tipo de alimento. No entanto, o texto também não utiliza a palavra “porco”. Como então alguns chegam à conclusão de que existe alguma relação com a carne de porco? A resposta é: porque o leitor que assim o faz possui conceitos já preestabelecidos que desvirtuam sua capacidade de análise.

Depois, é preciso entender que a igreja existente em Roma era composta não só por gentios, mas também por judeus e por causa destes Paulo escreve em forma de aconselhamento. Pois, como estavam numa região de gentios temiam comer alimentos dedicados aos ídolos.

Portanto, Romanos 14 não está falando de carne limpa ou imunda, mas tão somente de uma questão relacionada ao costume dos gentios de matarem animais para o sustendo, ocasião em também dedicava-os aos ídolos. O que obviamente causava desconfiança aos cristãos judeus. Paulo procura desfazer tal preocupação e evitar conflitos.

5 – EXPLICANDO 1 TIMÓTEO: 4. 4-5

5.1 – Porque toda criatura de Deus é boa

De que criatura o apóstolo esta falando? O ser humano, por exemplo, é uma criatura, nem por isso é um alimento. Claro que neste caso, o escritor diz que não se deve proibir o comer animais limpos, e que foram criados para manutenção dos seres humanos.

5.2 –Sendo recebido com ações de graça

Ação de graça, é uma ação de agradecimento. Ninguém em sã consciência vai agradecer por algo imundo acreditando que o imundo virará limpo. Veja o que a Bíblia diz: “Quem do imundo tirará o puro? Ninguém” (Jó: 14. 4).

5.3 – Porque pela palavra e pela oração é santificada

O que é santificado pela palavra e pela oração? O animal imundo? Ou a comida abençoada por Deus. Observe que o apóstolo faz referência à palavra e menciona a oração. A oração não esta acima da palavra, nenhuma oração será ouvida se houver transgressão à palavra: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável” (Prov: 28. 9).

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos o quando é importante saber a diferença entre compreender e interpretar os textos bíblicos. Aprendemos também, analisar alguns textos que causam controvérsia. Continue estudando e aprendendo os ensinamentos de Deus. Por isso, não deixe de estudar a próxima lição.
Aprendemos também, por meio de alguns textos bíblicos, os animais que podemos comer e os animais que não podemos comer.

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