domingo, 26 de junho de 2016

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO



Texto Áureo: SALMO: 81. 1-10



INTRODUÇÃO:

Ao estudarmos sobre o batismo no Espírito Santo, precisamos ter em mente que foi Ele o maior responsável pelo crescimento da igreja primitiva. A sua obra é a causa principal do reavivamento do século XX, que tem sido o maior de todos os tempos. Hoje, há uma média de 600 milhões de “pentecostais” espalhados no mundo.

Devemos ter em mente, no entanto que, não podemos exaltar em nosso coração o batismo no Espírito Santo acima da obra redentora de Cristo, pelo contrário uma depende da outra para que ambos sejam eficazes.

1      – O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

1.1 – É a promessa de Deus - Lc 24:49; “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes”. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. (At 1:4, 5.)

Foi o próprio Deus quem teve a iniciativa e prometeu o Espírito Santo. Esta promessa não é de origem humana. O que fez a promessa é perfeitamente capaz para cumpri-la.

1.2    – É um dom. Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. At 2:38;

Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem. At.5:32

Sendo o batismo com o Espírito um dom, é então gratuito e não pode ser obtido mediante o mérito humano. E sim através de um coração sedento e cheio de fé.

1.3      – É um mandamento do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, Ef 5:18.

A questão de ser cheio ou não com o Espírito não é uma opção e sim um mandamento a ser obedecido. A falta consiste em desobediência e reprovação.

2      – O PROPÓSITO E A NECESSIDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.

2.2      – Poder para o serviço. O principal propósito do batismo no Espírito Santo é capacitar o crente para o serviço cristão (At 1:8). Não somente os discípulos teriam que receber poder para o serviço cristão (At 1:8), como o próprio Jesus teve a mesma necessidade (At 10:38). Após a experiência do batismo no Espírito Santo todo crente se torna mais ousado e exerce o seu serviço com muito mais eficácia (Mt 12:28; 1Co 2:4).

2.3      – Poder para a batalha espiritual. A vida do crente é uma constante batalha, tal permanece dia e noite lutando contra as forças do mal (Ef 6:12). E para prevalecer na guerra, o crente não pode lutar de outra maneira do que a capacitação do Espírito Santo (II Co 10:3-5; 1Jo 4:4).

A guerra travada pelo crente não é contra a carne e nem contra o sangue e sim contra principados e potestades do mal, para se tornar uma guerra vitoriosa o crente tem que lutar com armas espirituais, sendo uma das mais eficazes o uso do batismo no Espírito Santo.

3      – PARA QUEM É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

O batismo com o Espírito Santo é para todos os servos do senhor Jesus Cristo. Jamais levando em consideração, sua classe ou posição. Ele não foi dado somente para os da igreja primitiva, mas a partir dela, nós sabemos hoje que o cumprimento da promessa do Pai teve seu início. Sabemos que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre e não faz acepção de pessoas, nós também servos da igreja contemporânea podemos declarar que temos o mesmo direito.

4      – CONDIÇÕES PARA SER BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO

4.1 – Arrependimento do pecado. Como já vimos, o arrependimento é o primeiro passo que devemos dar na direção de Deus para desfrutarmos das bênçãos do Senhor e com respeito ao batismo no Espírito não é diferente. (At 17:30).

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar". Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mt. 3.11,12.

4.2      – Batismo nas Águas. A ordem bíblica para se receber o batismo no Espírito Santo parece ser: Arrependimento, regeneração, batismo nas águas e logo após o batismo no Espírito Santo. Cada passo de obediência abre caminho para outro, porém esta não é uma regra dogmática, pois existem inúmeros casos de pessoas que receberam o batismo com o Espírito Santo antes do batismo nas águas (At 10:47-48).

“Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo?”.

4.3      – Ter convicção da necessidade. Sem convicção não chegamos a lugar algum, muitos que buscam o batismo com o Espírito Santo não tem a total necessidade da sua presença, porém o buscam porque todos o buscam, o querem porque quase todos o têm, este não é um bom princípio para quem quer ser batizado com o Espírito Santo, tem que haver uma sede e fome da Sua presença (Mt 5:6; Jo 7:37-39; Sl 42:1-2).

4.4      – Ter ousadia e coragem.  Para você receber o batismo com o espírito santo você precisa ser corajoso e ousado.

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados”. At.2.1,2

REPENTINAMENTE UM SOM DO CÉU VEIO COMO UM VENTO IMPETUOSO MESMO.

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Mt. 11.12

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Tm. 1.7

4.5      – Ter fé e render-se ao Senhor. Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?  Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Gl. 3.2,5

Pela fé, não por arrepio ou por sensação, ou por sentimentos. Mas não vir a frente para murmurar, balbuciar, mentalizar e sim para extravasar em clamor. O ESPÍRITO DA FÉ LEVA A FALAR, NÃO APENAS A MENTALIZAR.

Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei.

Também nós cremos; por isso, também falamos, 2Co. 4.13.

CONCLUSÃO
Aprendemos nesta lição a respeito do Batismo no Espírito Santo. Vimos que não se trata apenas de um sentimento ou sensação e sim de um revestimento para o serviço e edificação do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário