domingo, 26 de junho de 2016

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO


A SEGUNDA VINDA DE CRISTO



Texto Áureo: João: 14. 2-3



INTRODUÇÃO:

Não há fato mais claramente estabelecido na história do que a “primeira vinda” de Cristo. Mas sua “primeira vinda” não cumpriu todas as profecias associadas com sua “vinda”, e é evidente que deve haver outra “vinda” para cumpri-las totalmente. Foi porque os líderes religiosos do tempo de Cristo falharam em distinguir entre as profecias que relatavam sua “primeira vinda” e aquelas que relatavam a sua “segunda vinda” que eles o rejeitaram. Pedro nos diz isso (I Pedro 1:10, 11), que os profetas não perceberam claramente a diferença entre os “sofrimentos” e a “glória” de Cristo. Isto é, eles não viram a existência de um “ESPAÇO DE TEMPO” entre a “cruz” e a “coroa”, e que a “cruz” precederia a “coroa”. Mas nós não temos essa desculpa. Nós vivemos neste lado da “cruz” e podemos sem dificuldade pegar todas as profecias que se cumpriram na “Primeira Vinda” de Cristo e aplicar o restante à sua "Segunda Vinda". É claro então que a “Primeira Vinda” de Cristo importante como foi, não é a “doutrina central” das Escrituras, isto é, a “Primeira Vinda” de Cristo não é o centro de um círculo que contém toda a doutrina, mas foi um dos focos de uma elipse da qual a outra é a “SEGUNDA VINDA”.

1                    – QUANTO AO FATO

1.1 – O Testemunho do próprio Senhor Jesus

Mateus 16:27 – “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”.

Mateus 25:31, 32 – “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas”.

João 14: 2,3 – “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

João 21:22 – “Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu”.

1.2               – O Testemunho dos Entes Celestiais

Atos 1:10, 11 – “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? ESSE JESUS, que dentre vós foi recebido em cima no céu, HÁ DE VIR ASSIM como para o céu o vistes ir”.

Esta passagem declara que o MESMO JESUS voltará da MESMA MANEIRA como Ele foi, isto é, que seu retorno será visível e pessoal.

1.3               – O Testemunho dos Apóstolos

PAULO- “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”. Filipenses 3:20-21. 

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”. Tito 2:13.

“Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”. Hebreus 9:28.

TIAGO- “Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor”. Tiago 5:7.

PEDRO- “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade”. II Pedro 1: 16.

Pedro se refere à transfiguração de Cristo no monte (Mateus 17: 1-5), que foi um tipo de Sua Segunda Vinda. Pedro, Tiago e João foram um tipo do remanescente judeu que deverá vê-Lo quando Ele vier, e os discípulos restantes no sopé do monte, incapazes de expulsar o demônio do menino, aqueles professos seguidores de Jesus que serão deixados para trás no arrebatamento. Digo isto, como uma simbologia.

JUDAS- “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele”. Judas 14:15.

JOÃO- “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda”. I João 2: 28.

“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”. Apocalipse 1: 7.

1.4               – O Testemunho da Ceia do Senhor

“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha”. I Coríntios 11: 26.

A Ceia do Senhor não é uma ordenança permanente. Ela será interrompida quando o Senhor voltar. É um memorial. Ela remete para a “Cruz” e aponta para a “Vinda”. Um anel de noivado não se destina a ser permanente. É simplesmente uma promessa de amor mútuo e lealdade, e dá lugar ao anel de casamento. Então, a Mesa do Senhor pode ser vista como um compromisso de noivado deixado para a Igreja durante a ausência de seu noivo.

Paulo em todas as suas epístolas refere-se 13 vezes ao batismo, enquanto que a volta do Senhor 50 vezes. Um verso em cada 30 no Novo Testamento refere-se a Segunda Vinda de Cristo. Há 20 vezes mais referências no Antigo Testamento para a Segunda Vinda de Cristo do que sua Primeira Vinda.

2 – Quanto ao Tempo

2.1 – O tempo exato

Do tempo exato não podemos ter certeza. Quando Jesus estava na terra Ele disse – “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho (ainda), senão o Pai”. Marcos 13: 32. Depois de Sua ressurreição e antes de Sua ascensão, Ele recusou satisfazer a curiosidade de Seus discípulos, dizendo –“Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”. Atos 1:7. Jesus conhecia a profecia de Daniel das “setenta semanas” (Daniel 9:20-27), mas Ele não fixou datas para o seu cumprimento. O estudante das profecias não deve ser um “marcador de datas”, mas um vigilante. “Sinais” são para os incrédulos. Não existe nada que revele a data da volta de Cristo para Sua Igreja.

2.2 – Quando Cristo voltará

Enquanto não sabemos o dia nem a hora da Vinda de Cristo nós sabemos que ela será PRÉ-MILENAR. Por pré-milenar queremos dizer antes do Milênio. Isto é, antes do período de “mil anos” descrito em Apocalipse 20:1-6. Este período é citado em outras Escrituras como o “Reino”, e é descrito em termos entusiasmados pelos profetas como um tempo em que a terra será abençoada com um sistema universal de honradez. A passagem de Apocalipse 20: 1-6 nos diz simplesmente que a extensão do período deve ser de 1000 anos. Porém, antes do Milênio haverá as bodas do Cordeiro, e a grande tribulação que acontecerá após a Segunda Vinda de Cristo.

3 – QUANDO OCORRERÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO?

3.1 – A Crença em calcular o tempo

Certo número de religiosos acredita piamente na possibilidade de calcular qual o dia, hora, mês e ano em que acontecerá a Segunda Vinda do Senhor. São capazes de provocar desordens sociais incríveis. Chegando ao ponto de provocarem inclusive suicídio coletivo, pela grande expectativa que passa a dominar os sentidos e emoções dessas pessoas.

Porém, é preciso considerar que não existe qualquer possibilidade de elaboração de uma formula matemática, ou efetuação de cálculo com relação à Vinda do Senhor, pois está escrito: “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai“.(Mateus: 24. 36).

3.1      – A crença na percepção dos sinais
Outros, porém, creem que se todos ficarem bem atentos poderão sim, saber com exatidão o dia do retorno do Senhor. No entanto, é preciso esclarecer essa questão: primeiro a percepção humana não se dá de forma real, pois sempre existirão interferências que confundem o entendimento humano. Segundo, ao longo da história do mundo sempre existiram sinais que podem gerar má interpretação, por exemplo, sempre existiram fenômenos naturais como terremotos, maremotos. Sempre existiram guerras e rumores de guerras. A grande pergunta é até que ponto são sinais ou acontecimentos naturais? A resposta só seria possível através de uma leitura de todos os elementos em conjunto, ou seja, um quebra-cabeça impossível de ser decifrado pelo ser humano. Leia Mateus: 24. 6-14.

OS SINAIS DA
SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Texto Áureo: Mateus: 24. 29-31

INTRODUÇÃO:
Das muitas profecias bíblicas, a que causa maior expectativa é o anúncio da Segunda Vinda de Cristo. Viver o evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, só faz sentido se vivermos na esperança da grande redenção da Igreja, quando houver o precioso encontro entre o Senhor e os escolhidos para a vida eterna. Nesta lição estudaremos alguns aspectos relacionados ao advento do Senhor Jesus, com o objetivo de ampliar nosso conhecimento e sanar qualquer sombra de dúvidas.
4 – OS SINAIS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
4.1 – Os primeiros sinais
“E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores”. (Mateus: 24. 6-8). Observe que Jesus diz que são necessários tais acontecimentos, mas eles não determinam o fim.
4.2 – Os sinais relacionados à igreja
“Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará“. (Mt: 24.9-12). Jesus descreve a trajetória da igreja desde as primeiras perseguições contra a igreja e os movimentos religiosos ao longo da história. E completa falando do período de apatia e paralisia da igreja na atualidade.
4.3 – Os falsos profetas
“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;“ (Mt: 24. 11). À medida que os últimos dias se aproximem, surgirão muitos falsos mestres e pregadores entre o povo. Grande parte do cristianismo se tornará apóstata. A lealdade total à Palavra e Deus, bem como santidade bíblica, serão coisas raras.
4.4 – A multiplicação das iniquidades
“e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará“. (Mt: 24. 12). Um aumento incrível de imoralidade, desrespeito e rebeldia contra Deus, abandono dos princípios morais e éticos caracterizarão os últimos dias. A perversão sexual, o homossexualismo, a fornicação, o adultério, a pornografia, as drogas, a música iniqua e as diversões sensuais multiplicar-se-ão.
5 – COMO SERÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
5. 1 – Visível a todos
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.“ (Apocalipse: 1.7). O Senhor Jesus Cristo não se manifestará de forma oculta ou invisível, mas será visto por todos. Este será o motivo da grande lamentação daqueles que não seguiram ao Senhor, pois verão com seus próprios olhos quando o Senhor Jesus levar a igreja.
5.2 – O arrebatamento
Muitos confundem a palavra arrebatamento com “desaparecimento”, porém arrebatar significa tão somente mover de um lugar para outro. Veja o que a Bíblica diz: “E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus“. (Mt: 24. 31). Observe que os anjos do Senhor transportarão os escolhidos, recolhendo-os das extremidades da terra levando-os visivelmente ao céu. Ninguém vai desaparecer, antes será conduzido à presença do Senhor. “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor“. (1 Tessalonicenses: 4. 16-17).
5.3 – A Promessa da Segunda Vinda é esclarecedora
“Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação“ (Hebreus: 9. 28). A promessa da Segunda Vinda de Cristo traz esclarecimento com relação à forma pela qual o Senhor há de se manifestar, bem como em relação ao tempo de seus acontecimentos. “Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos: 1. 7, 9-11).   
6 – SINAIS RELACIONADOS AO PLANETA TERRA
6.1 – O Bramido do Mar e das Ondas
“E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas” (Luc: 21. 25). •     Como é do conhecimento de muitas pessoas, o planeta terra corre um risco muito grande de vir a ser inundado pelas águas do oceano em poucos anos, isto é o que deve acontecer de acordo com a afirmação dos maiores cientistas do planeta, devido ao aumento do efeito estufa e o buraco na camada de Ozônio.
Uma reportagem do jornal o Estado de São Paulo, afirma que o nível do mar está aumentando rapidamente, e que por volta do ano 2040 o mar já terá engolido cidades inteiras em todo o globo terrestre.
Há anos as geleiras da Antártida e Polo Norte está se derretendo, constata-se que a camada de gelo está mais fina, e que em lugares onde só se avistava montanhas de gelo, hoje as geleiras estão se transformando em água.
6.1      - Efeito Estufa
O efeito estufa acontece porque a grande poluição dos carros, indústrias, incêndios, etc. não saem da atmosfera da terra, fazendo assim uma camada ao redor do planeta que cada vez mais vai aumentando a temperatura média da terra, causando assim um calor insuportável, e com isso as geleiras do continente gelado a Antártida e o polo Norte vão derretendo aos poucos, fazendo com que o nível do mar suba de maneira assustadora nos próximos anos, e com isto as cidades situadas no litoral de qualquer país serão inundadas pelas águas do oceano, como é o caso de algumas cidades da Europa que já sofrem as consequências.
6.2               – O Buraco na camada de Ozônio
O planeta terra possui fora de sua atmosfera a camada de Ozônio que nos protege da ação direta dos raios de sol, mas o que acontece é que esta camada vem sendo atacada constantemente pela poluição causada principalmente pelas grandes indústrias e os carros, e por isso, hoje a camada de ozônio possuem buracos que crescem a cada ano isto pode causar danos terríveis aos habitantes da terra, causando doenças e morte tanto no ser humano, como de animais e vidas vegetais que hoje são alimentos para o homem.
Não há como negar, o Senhor Jesus Cristo esta mesmo voltando, e tomara que volte logo, antes que tudo isso aconteça, pois se estes dias não fossem abreviados nem mesmos os escolhidos se salvariam. Mateus 24: 21-22, S. Lucas 21: 11-12.
6.3               – As expectativas de Terremotos
“... e haverá fomes e terremotos em vários lugares” (Mt: 24. 7b). Uma coisa é certa, sempre existiram terremotos, pois os terremotos acontecem ha vários anos. Uma pesquisa feita em meados de 1980 mostra a realidade desse fenômeno, como mostra o quadro a seguir:
Os terremotos vêm aumentando assustadoramente com o passar dos anos. Em1906em São Francisco um terremoto sacudiu a cidade, matando varias pessoas e destruindo muitas casas.
Em1923nacidade de Tóquio um terremoto matou 143.000pessoas.
Os terremotos têm acontecido em numero cada vez maior, em espaços cada vez menores. A palavra de Cristo esta se cumprindo, mas é só o PRINCÍPIO DAS DORES.
Os terremotos anunciaram a morte e ressurreição de Cristo, e também irão anunciar a sua vinda a este mundo.
7      – SINAIS RELACIONADOS AOS SERES HUMANOS
7.1 – E por se multiplicar a iniquidade
“... e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mt: 24.12).
Em Los Angeles (EUA) no dia 04/03/82, foram encontrados os cadáveres de 530 bebês, que foram abortados antes de completarem os 9 meses de gestação, um verdadeiro cemitério de crianças.
O amor em família é esta sumindo, chegando a ser difícil encontrar famílias felizes, o que Jesus Cristo predisse sobre pai contra filho e filho contra o pai, já é muito comum, e até muito mais, existem casos de jovens que mataram a família inteira, o divorcio é uma grande arma que favorece a falta de amor fraternal, lares desfeitos, vidas descontentes, é o resultado do amor se esfriando.
Uma pesquisa feita nos Estados unidos revelou que num período de7 anos a população cresceu 7% enquanto que os crimes cresceram111%, isto mostra a realidade dos crimes no mundo atual.
7.2 – Os Falsos Profetas
Este é um dos sinais que todos aceitam que está se cumprindo, e nunca existiram tantos como existem hoje.
No dia 02/10/93 uma pessoa por nome Ca Van Liem que se dizia profeta levou ao suicídio cerca de 50 pessoas de sua seita no Vietnã, que prometeu leva-los ao Céu se lhe dessem dinheiro, e depois de arrecadar cerca de US$ 10.000, o que é uma fortuna na Região, e temendo ser preso resolveu leva-los ao suicídio.
Notícias do mundo inteiro mostram escândalos no evangelho, homens afirmando ser Jesus Cristo, seitas que levam seus seguidores ao suicídio, e outras que motivam o casamento de pessoas do mesmo sexo. Esta profecia vem se cumprindo literalmente já há muito tempo.
CONCLUSÃO
Sem dúvida alguma este mundo está prestes a passar por dias difíceis, as coisas estão acontecendo de maneira assustadora e com uma rapidez incontrolável. Como é que o homem poderá reparar tamanho mal, que ele mesmo causou, saibam todos que Deus é Senhor de tudo e de todos, mas ele não fará nada para mudar esta situação, pois este mundo por enquanto está sob a responsabilidade do próprio homem administrar. Mas é bom lembrar que no momento exato, ele Voltará.

Um comentário:

  1. Maravilhosa palavra de Cristo,,,verdade sempre lembrar que os sinais são para os incrédulos más aos domésticos na fé,ser vigilantes glória a Deus 🙏

    ResponderExcluir